Diversos fatores podem levar um casal à infertilidade, podendo ser originados tanto na mulher, no homem ou em ambos. O diagnóstico da infertilidade é realizado em uma clínica especializada e, dependendo da causa que dificulta a gravidez, um tratamento específico é recomendado.Os tratamentos são indicados de acordo com o problema apresentado pelo casal, sendo que o diagnóstico só pode ser feito após a realização de exames e análises clínicas. É importante lembrar que, para ser considerado infértil, inicialmente o casal deve tentar engravidar por um ano, mantendo relações sexuais frequentes e sem o uso de métodos anticoncepcionais, sem obter sucesso na gravidez. No entanto, se a mulher tiver mais de 35 anos, esse período é reduzido para seis meses.
Alguns métodos de baixa complexidade são:
– Coito programado: essa técnica estimula a ovulação feminina por meio de medicamentos e indica o melhor período para o casal manter relações sexuais, dessa forma há maiores chances de ocorrer a concepção.
Inseminação artificial – o tratamento consiste na injeção de espermatozoides selecionados diretamente no útero, sem necessidade de anestesia.
